Caixa nova!!

   Apos amaciar o motor novo com a caixa do fusca 1300 original, relação 8x35; 1º 3,8x1; 2º 2,06x1; 3º 1,32x1; e 4º 0,88x1; já era de se esperar uma caixa nova, que precisava de um melhor escalonamento, alongando a 3º ou encurtando a 4º, substituir os garfos de bronze, e coroa e pinhão mais longo.
   Situada em Lajeado-RS a ofcina do Romeu é a única na região que trabalha nas caixas dos nossos queridos VW, e a nova caixa conta agora com garfos de ferro, coroa e pinhão 8x33, 1º,2º e 4º originais, apenas a 3º foi alongada, passando para 1,26x1, e blocante 80% sportsystem. A velocidade final do meu 1739,5 (86,5 x 74) passou de 169km/h para 193km/h (respeite o limite de velocidade), resultando em maior economia e conforto.






Cheiro de fusca!

   É um cheiro de gasolina, que às vezes é causado por mal estado de conservação de algumas peças como a tampa do tanque, vedação da bóia de combustível, mangueira do respiro ressecada e até mesmo má regulação do carburador... mas, mesmo com estes cuidados e ajustes até hoje não entrei em um fusca que não tivesse o seu cheiro característico. Muitos tentam amenizá-los com aromatizantes, deixando o fusca no sol e bem arejado, mas mesmo assim, em um suspiro mais profundo sempre senti  “o cheiro”.

   O fusca do meu namorado tem um cheiro mais forte quando o tanque está cheio, fora isso, tem o cheiro normal de qualquer fusca. Muitas vezes ele chegou pra me ver e eu disse, está com cheiro de fusca... hehehe. Também, quando saímos para viajar, ou para um passeio mais longo, as roupas que estão na mala e os casacos que ficam sobre o banco traseiro às vezes também ficam com o cheiro do fusca...

   Sempre me perguntei, mas por que é que fusca tem cheiro? Muitas pessoas têm um preconceito com o cascudo, mas todos os carros ficarão velhos e terão um cheiro característico.

   Todo mundo subestima o cascudo, chamando ele de “fedorento”, velho, impotente, inconfortável e etc., mas ele é melhor do que muito carrão “plastmóvel” por aí! Principalmente nas estradas, ninguém pode ser ultrapassado por um fusca que fica, sei lá, inconformado e já quer passá-lo para mostrar que anda mais ou enfim, qualquer outra coisa.

   O cascudo apesar do cheiro, é um carro aconchegante e não deixa passar tanto sol pelo pára-brisa por ele ter altura baixa e ser pouco inclinado, no verão isso é ótimo, o sol não fica queimando o corpo em grande área de incidência. E da mecânica então, nem se fala, para quem tem um e cuida-o bem, conhece-o como a palma da mão, sabe direitinho o que está acontecendo e que qualquer problema tem solução, basta ter um “kit de sobrevivência”.


Verônica Radaelli Machado

Rebaixando o Ceroula!

Chegando em Passo Fundo, cepo, macaco e chaves, é simples para rebaixar as catracas e as regulagens do facão, porem trabalhoso, prometo que foi a última vez que fiz isso (resolvi investir um pouco em tecnologia e chegar mais perto do chão) hahaha mas o esforço valeu a pena, o resultado foi meu primeiro troféu "Destaque personalizado déc.70" no encontro Sul Americano de Fuscas e derivados de Passo Fundo